JavaScript não suportado

 

Institucional

A Assessoria de Cooperação Internacional da Universidade Federal Rural de Pernambuco é um departamento vinculado ao Gabinete do Reitor cuja finalidade precípua é ampliar e consolidar a internacionalização e os laços de cooperação interinstitucionais da UFRPE.

Foi criada no ano de 2007, a partir da necessidade crescente de unificar ações existentes de cooperação internacional vigentes na Universidade, bem como estabelecer novos convênios de acordo com as demandas institucionais, proporcionando à comunidade acadêmica oportunidades de usufruir da mobilidade como forma de fortalecer o desempenho acadêmico e fomentar experiências culturais.

A ACI-UFRPE vem realizando diversos eventos de fomento da Cooperação Internacional na UFRPE, tais como palestras sobre oportunidades de estudo e cooperação com outros países.

Diversos novos acordos de cooperação com instituições estrangeiras foram firmados desde a criação da ACI-UFRPE, ampliando cada vez mais sua relação com Universidades estrangeiras facilitando o acesso de estudantes, docentes e técnicos-administrativos a mobilidade.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco com a apoio da ACI se tornou um Centro Aplicador para o TOEFL (Test of English as a Foreign Language) em 2013, realizando provas para atender às exigências dos Países que receberão os estudantes em mobilidade. O total de aplicação já somaram 2000 testes, para que possa suprir a demanda de estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e técnicos-administrativos da UFRPE.

Destacamos o Programa Leitores Franceses que tem por objetivo qualificar os alunos em potencial para participar de mobilidade na França, através do Programa BRAFAGRI e outros Programas, capacitando-os com Cursos presenciais em níveis básico, intermediário e avançado, totalizando 70 alunos inscritos nos cursos. A professora é francesa, e foi selecionada e qualificada para esta função. O projeto inicou em setembro de 2016 até maio de 2017. Em paralelo, desde 2015 trabalhamos com Programa Português sem Fronteiras, destinado a aula em português aos estrangeiros, com objetivo de aperfeiçoar a língua portuguesa, contribuindo para seu desempenho nas suas atividades acadêmicas. 

MISSÃO

A Assessoria de Cooperação Internacional foi estabelecida com o objetivo de unificar as ações existentes de cooperações internacionais vigentes na Universidade, bem como estabelecer novos convênios, de acordo com as demandas institucionais, proporcionando à comunidade acadêmica oportunidades de usufruir da mobilidade como forma de fortalecer o desempenho acadêmico e fomentar experiências culturais.

Atividades gerais

  • Tramitação e acompanhamento dos diferentes documentos de cooperação firmados entre a UFRPE e instituições nacionais e internacionais.
  • Orientações da UFRPE sobre a formalização de parcerias, programas de intercâmbio e oportunidades de bolsas.
  • Atendimentos de orientação a alunos, professores e pesquisadores da UFRPE a respeito de oportunidades de bolsas, cursos e intercâmbios internacionais.